estatísticas da mídia brasileira (2012)

Últimas estatísticas para as a mídias brasileiras

Diversas pesquisas recentes revelam o que está acontecendo com diferentes formas de mídia no Brasil. Resumimos, abaixo, as estatísticas mais importantes para profissionais de mídia, marketing e publicidade.

Investimentos publicitários
• Segundo o Projeto Inter-Meios, os investimentos em publicidade no Brasilcresceram 13% no primeiro trimestre de 2012, somando mais de 4 bilhões de reais (US$ 1,9 bilhões)*
• A TV aberta teve uma participação de 65% em todos esses investimentos, enquanto os jornais ficaram em segundo lugar, com 11%, seguidos pelas revistas (5,5%) e pela Internet (5,29%)*
• Obs.: O IAB Brasil relatou recentemente que a Internet absorveu 11,9% de todos osinvestimentos publicitários, mas o instituto computa tanto anúncios por busca como do tipo display, enquanto o Projeto Inter-Meios leva em consideração apenas os anúncios tipo display veiculados na Internet **
Fontes: *Projetos Inter-Meios, **IAB Brasil

Internet
• 91% dos brasileiros que acessam a internet estão registrados em algum tipo de serviço de marketing por e-mail*
• 68% dos internautas brasileiros fizeram uma compra em decorrência de uma mensagem de marketing recebida por e-mail*
• 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa após optarem por receber mensagens de e-mail dessa empresa*
• 91% dos executivos brasileiros preferem ler blogs a versões on-line de jornais ou revistas**
Fontes: *ExactTarget, **Pesquisa CDN de Credibilidade da Mídia

Revistas
• De um modo geral, a circulação de revistas cresceu pouco em 2011 — 0,3% em relação a 2010
• A circulação de revistas mensais no país apresentou um crescimento um pouco maior, de 1,4%, enquanto a de revistas semanais diminuiu 1,5%

Fonte: Instituto Verificador de Circulação (IVC)

Dispositivos móveis
• Em maio de 2012, o Brasil tinha 255 milhões de linhas ativas de telefonia móvel e 129 linhas móveis por 100 habitantes*
• Mais de 56 milhões de linhas móveis do Brasil são de assinaturas de 3G*
• Em maio de 2012, o Brasil tinha 75 milhões de conexões de banda larga ativas, o que representa um aumento de 74% em relação a maio de 2011**
• A banda larga móvel representa 56 milhões de conexões de banda larga no Brasil, 45 milhões das quais são de serviços de 3G**
• Os brasileiros compraram 370.000 de tablets no primeiro trimestre de 2012 e, segundo projeções de empresa de pesquisas IDC, 2,5 milhões desses dispositivos serão vendidos no Brasil em 2011***

Fontes: *Anatel, **Associação Brasileira de Telecomunicações, ***IDC

Mídias sociais 
• Mais de 51,1 milhões de brasileiros estão usando o Facebook atualmente, o que constitui um aumento de 45% nos últimos 6 meses*
• Mais de 16 milhões de brasileiros aderiram ao Facebook desde janeiro de 2012*
• O número de usuários do Facebook no Brasil aumentou mais nos últimos seis meses do que em qualquer outro país do mundo, superando, inclusive, as estatísticas registradas na Índia (8 milhões de novos usuários) e no México (4,6 milhões)*
• 77% dos brasileiros que têm uma conta no Facebook interagem com uma marca on-line**
• 42% dos consumidores brasileiros na faixa etária dos 25 aos 44 anos fazem uma compra após receberem uma mensagem de marketing em uma rede social**
• 41% dos brasileiros que estão no Facebook usam o site para fins comerciais**
• 26% dos brasileiros que estão no Twitter interagem com uma marca em uma rede social**
• 58% dos brasileiros que estão no Twitter leem postagens de suas empresas favoritas**

Fontes: *Socialbaker, **ExactTarget

TV
• No final de maio de 2012, o Brasil tinha 14,3 milhões de domicílios com TV por assinatura — o que constitui um público total de 47,1 milhões, considerando que cada domicílio brasileiro é composto, em média, por três pessoas*
• De um modo geral, as assinaturas de TV paga no Brasil cresceram 31,4% entre maio de 2011 e o mesmo mês em 2012*
• No Brasil, a TV aberta teve uma participação de 40% nos investimentos publicitários em todos os meses de janeiro a abril, percentual que aumentou para 41% em maio e 42% em junho**

Fontes: *Anatel, **IBOPE

Retirei esse post do (brilhante) pessoal do Brasil Link, um site que sempre vale a pena consultar.  http://brasillink.usmediaconsulting.com

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

3 Responses to estatísticas da mídia brasileira (2012)

  1. Abel Delgado says:

    Hi Tomás, this post is from our company blog, Brasil Link. We are fine with reprinting our content but would appreciate it if you could include a credit and link back to it. Can you this for us? Thanks.

    Regards,

    Abel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: