o que é marketing?

O QUE É MARKETING?

Essa é uma pergunta que eu sempre ouço em palestras, de clientes, e de todo mundo que tem coragem de admitir que não sabe, exatamente, o que é marketing. Eu poderia recorrer aos teóricos (que confesso, não gosto muito pois dificilmente saem de seu escritório para ver, de fato, o mercado), mas eles diriam algo do tipo. “Marketing é uma função organizacional e uma coleção de pro

cessos para criar, comunicar e entregar valor para os consumidores, e para gerenciar as relações com os clientes de forma a gerar benefícios para a companhia e seus stakeholders” (AMA- American Marketing Association).

Prefiro, no entanto, reccorer a um cara chamado Sérgio Zyman, esse sim um excelente profissional de marketing que diz o seguinte: Marketing trata de vender mais, para mais pessoas e com maior frequência.

A primeira vez que disse isso, a resposta de uma cliente, gerente de marketing de uma grande empresa não foi nada boa. Me acusou de querer enganar o consumidor, de me preocupar mais com as vendas do que com o que mais importava. Passado o meu susto inicial, perguntei a ela: “-o que mais importa em uma empresa do que as vendas? por que existe uma empresa, senão para vender algo a alguém?” e, de bate pronto ela disse: a confiança.

Então eu repeti a frase para que ela, finalmente, entendesse. Marketing trata de vender mais (hoje eu vendo 10, quero vender 100), para mais pessoas (se meu público atual é de 10 pessoas, quero que passe para 100) e com maior frequência (se eu fosse enganar alguém, como o faria comprar de novo, e de novo, e de novo…?).

E a reação dessa profissional não é um caso isolado. Muita gente (empresas e agências inclusive) pensam como ela. Ainda acham que vendas é responsabilidade do departamento comercial. Eu digo que não. Digo que vendas (e marketing) está presente em absolutamente todos os departamentos. Dos seguranças (afinal, ninguém faria compras se pudesse ser assaltado no local), à equipe de limpeza, do presidente, dos advogados, enfim tudo é vendas. 

E a sua agência precisa saber disso. Como eu disse certa vez para um criativo. Quer vender arte? Vá para uma galeria. Aqui precisamos vender nossos clientes.

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

