cannes festival internacional de criatividade?? tsc tsc tsc

O Cannes deste ano mudou de nome.  Não é mais o Festival Internacional de Filmes de Publicidade e sim o Festival Internacional de Criatividade.

Para alguns é uma simples mudança que visa privilegiar as peças mais criativas, para mim, é uma droga.  Uma droga porque fere a primeira e principal regra do marketing.  Marketing trata de vender mais, para mais pessoas e com maior freqüência.  Já escrevi sobre isso antes mas, para resumir o que eu penso:  quer ver criatividade pura? vá para um atelier, vá para a casa de um artista.

Propaganda em todas as suas formas serve para vender.  O que adianta uma peça incrivelmente criativa que não vende nenhum produto do cliente?

Cannes colocou a criatividade acima da publicidade.  Eu não discuto a importância da criatividade e muito menos da publicidade.  Mas, neste caso, é (ou deveria ser) a criatividade dentro da publicidade. A palvra dentro tem um papel fundamental aqui. É a criatividade para vender, para tornar um produto rentável, afinal de contas essa é a premissa do marketing, não?

Tem gente que defende a mudança apoiado no fato de que muitas campanhas que eram premiadas eram campanhas fantasmas (que nunca foram veiculadas ou que foram veiculadas em canais irrelevantes).  Eu também sou contra isso.  Mas, agora… tá tudo liberado.

__
Tomás

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

