se já era difícil antes…

Se pararmos para pensar, nós (pelo menos eu ou, a minha classe profissional), somos muito, mas muito burros.

Primeiro.  Todos os marketeiros (odeio essa palavra mas não existe –ou não conheço- outra para a profissão) reclamam que nossa função é confundida com a dos publicitários.  Óbvio, para começar, a faculdade se chama PROPAGANDA E MARKETING, como esperar que os clientes saibam diferenciar tão bem (se muitos profissionais não sabem)?

Os publicitários, por sua vez, reclamam que muitas vezes os clientes os chamam para fazer algo que não é a deles –e sim a dos marquetólogos (piorou né?).

Vai explicar pro cara que marketing é uma coisa e propaganda é outra, quer dizer, não é exatamente assim, veja bem…  Eu desenvolvi uma explicação rápida e mais simples de se entender, vamos ver se consigo.  Marketing é como o futebol, sim .. a partida.  A propaganda (publicidade) é o passe.  Essencial para o jogo.  Como teríamos uma partida sem o passe?  Mas, todavia, porém, o futebol é muito mais do que isso.  Tem o drible, o chute … tem o gol -e tem o passe também.  Resumindo.  A propaganda é apenas (e não diminuindo sua importância com o “apenas”) uma parte do negócioO marketing envolve estratégia, estudo, planejamento, a própria criação. Experimente deixar o cliente falar direto com o criativo.  1. nem o cliente, muito menos o criativo, entende lhufas do negócio a ser trabalhado -parece incrível, eu sei mas… 90% dos clientes não sabem o que querem, não fazem nem idéia, na verdade. 2. se não tiver tudo mastigadinho, direitinho, o criativo não faz coisa alguma. 3. o criativo irá xingar o cliente com todas as letras assim que este pedir uma alteração.  Mas, óbvio, vai colocar um cara de marketing, estratégico, na frente de um illustrator, não sai nada pois a  criação envolve mais a parte artística, o transformar aquele negócio chato que o marketeer produz em algo bacana, vendável (ou, como diria o Zaragoza – o Z da DPZ, publicidade é maquear cadáver).

Tudo isso para dizer.  Se a nossa vida já era difícil antes, afinal de contas, qualquer um pode meter o bedelho na nossa área, [[afinal não passamos 1/2 da nossa vida estudando, tampouco a outra 1/2 do nosso tempo livre lendo, participando de treinamentos, etc, etc…]], pra que o diretor da empresa vai “gastar” R$10k, 5k, 2k, com um cara especializado se ele pode dar para o .. filho dele?

Imagina agora.  Abra o novo word para mac (ou mesmo para windows).  Veja quantos templates existem. Cartas, propostas, apresentações,brochuras, newsletters, etc, etc. Quantas possibilidades de um gerente/diretor de uma média empresa dar adeus a sua agência e ficar brincando de criar peças no word (veja o absurdo).

Outro dia um conhecido pediu que eu fizesse a papelaria dele (cartão de visitas, pasta, template de power point, etc).  Não é minha área mas, como toco uma agência, tenho quem faça.  Fico pensando. Ele chorou tanto por preço mas tanto que … se tivesse aberto os templates do word, certamente não teria me contratado, teria feito ele mesmo.

Óbvio, sem qualidade, quebrando a cabeça, etc, etc mas… ele se virava.

Será que, no futuro, teremos pais operando os .. filhos?

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

