a importância do cara de marketing na pequena empresa

Desde os primordes, lá na época da McCann, dos mestres, Percival Caropreso, Regis, Julio Anguita, etc, etc, etc, eu aprendi uma coisa que perdura até hoje (não, não sou tão burro assim, aprendi muitas outras também, mas é sobre essa que quero falar, rs).

Existem diversos tipos de agência.  De propaganda, de promoção, digital, etc.  Apesar de eu ser um generalista, trafegar por todas as áreas do marketing (obviamente que sem o know-how que cada especialista tem em sua área), eu acho importante tal especialização, o mundo precisa disso.  O problema é:  Quando um cliente chama uma agência, de qualquer tipo, para tentar reslolver algum problema qualquer.
-Estou com problemas para vender meus treinamentos, o que faço?
-Você precisa anunciar mais, claro (essa será a resposta da agência de mídia).

Se a agência chamada fosse digital, a resposta óbvia seria.  Você precisa de maior presença em web, redes sociais, etc.

Se fosse promocional…. por que não uma promoção de vendas, algumas ações, mulheres peladas na avenida paulista??

Enfim, acho que deu pra ter uma idéia do meu ponto.

A grande questão é:  Se você for da Nokia e tem muito dinheiro, tudo bem, contrate todas, alguma deve estar certa e irá lhe trazer resultados. Mas e se você for da Zezinho’s Treinamento?  Em 99% dos casos, nas pequenas empresas, ou o sócio (sempre é o sócio) contrata uma agência que diz que faz tudo, dividida por núcleos, etc, etc (que na verdade é, no mínimo, perigoso) ou, contrata um estagiário de marketing (e paga 500 reais pro cara -aliás, até já escrevi sobre isso aqui).  Óbvio que o estagiário de marketing só vai dar mais dor de cabeça pros donos da empresa.  Na melhor das hipóteses, eles contratam um profissional de marketing mediano e esperam que ele faça a criação das peças para a empresa, substituindo a agência e a relação não irá durar muito.

desculpem-me pelo tamanho do post, geralmente não escrevo tanto mas .. isso precisa ser dito.

O que, na verdade, a empresa precisa é:
– contratar um bom, muito bom, profissional de marketing, sim … isso custa dinheiro.  Ah, e cara de marketing não faz layout, tá, ele entende de estratégia, não de criação.
– contratar uma boa agência de propaganda, essa sim irá fazer as peças, sob a supervisão do cara de marketing, que irá guiá-la, orientá-la e tirar real proveito dos seus serviços.

Você tem seus objetivos corporativos (o que você quer, de fato, para sua empresa).  O bom profissional de marketing irá pegar esses objetivos corporativos e desenvolver os objetivos de marketing e comunicação.  Terá uma série de estratégias, ações, e usará mutas ferramentas (uma delas, e apenas uma delas, é a agência de propaganda).

E então, quando vier uma agência digital, promocional, de mídia ou qualquer coisa, ela falará com o cara certo, de igual para igual.  E não com um sócio de empresa que, por mais competente que seja. em 98% dos casos não entende de marketing (óbvio que não to falando de você, e sim dos outros donos de empresas).

Claro, você pode contratar apenas a agência de propaganda.  Nesse caso, você nunca entenderá, de fato, o que eles estão dizendo ou o que eles pensam, nunca mandará os materiais que eles precisam, tampouco irá tirar o máximo proveito do potencial deles (talvez até pedirá um emkt frente e verso) … mas claro, a culpada sempre será a agência.

Pra encerrar, duas coisas.  Voltando ao início da minha looooonga carreira (de 10 anos, rs), quando eu fui da McCann (mídia) para a Sight (promocional) e percebi que sempre tentavam vender suas expertises e não o que o cliente realmente precisava, decidi criar minha própria consultoria de marketing.  Em um ano, atendendo a farmácia, locadora, padaria do bairro, ganhava 10x -e trabalhava 20x menos do que na agência promocional.

Como conheço muito o mercado de agências, eu uso meus conhecimentos em marketing e aproveito o tempo ocioso dos profissionais das agências com as quais tenho relacionamento (obviamente, por um preço mais baixo que um cliente comum pagaria) e ofereço um serviço de excepcional qualidade a um preço acessível aos pequenos empresários.

Resultado: eles tem o profissional de marketing que precisam e uma agência de qualidade e o melhor, por um preço que podem pagar.  É claro que não fico disponível 24hs para cada cliente como um funcionário “comum”, mas o formato tem dado certo.

Mas não estou aqui para vender consultoria, estou para dizer aos empresários: pelo amor de Deus, não fiquem enchendo a sua agência de pedidos estranhos e recusando material sem nenhuma justificativa razoável.  Deixem isso a cargo de um profissional de marketing. Que tal, então, deixarmos um dentista fazer uma cirurgia cardíaca no seu filho?

Tomás

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Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

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