quer fazer, faça… mas faça direito

Que as redes sociais é a menina dos olhos da publicidade no momento todo mundo sabe.  Mas… por que Diabos as empresas estão fazendo tudo errado?

Por que elas acham que é só jogar algum tipo de conteúdo, criar um perfil no facebook e tá tudo certo?

Veja o caso da Dilma, por exemplo.  Uma questão básica (desde o início do emkt) é:  Se eu me cadastro para receber algum tipo de conteúdo, e depois de um tempo quero me descadastrar, primeiro, tenho que achar facilmente link para sair.  E, depois de pedir para sair tenho que parar de receber o conteúdo.  Óbvio? Talvez.

No caso dela.  O link para descadastramento raramente funciona. E, quando funciona, e peço para me descadastrar, não paro de receber o conteúdo.

E pra piorar. Eu fiz alguns comentários para ela.  Algumas críticas negativas (sim, críticas podem ser positivas ou negativas -antes que me xinguem).  Ela respondeu?  Claro que não.

E não to falando de política, de partido ou qualquer coisa do tipo.  Quer votar nela, vote.. estou falando apenas do relacionamento web.

A outra me pede (como planejamento de agência publicitária).  O que é marketing viral? Me mande uma proposta para fazermos.

Opa!! Pera lá!! Se você nem sabe o que é, por que diabos quer fazer?  E, antes de fazer uma campanha viral, precisamos seguir alguns passos.  Cumprir algun requisitos.

É como o cara que tem dívidas financeiras, paga 10% de juros por mês, querer investir na poupança (que rende menos que 1%).  Pôxa, pega o dinheiro, paga suas dívidas e, depois, pensa em algum tipo de investimento.

Ou, o cara que gasta mais do que recebe querer comprar uma casa.  Catso.  Equilibra suas finanças e, depois, pensa em algo do tipo.

Resumindo… Se você quer fazer alguma coisa, primeiro se estrutura, pede ajuda de quem entende e faça direito. Quer abrir um canal de comunicação direto com o consumidor?  Esteja preparado.  Muitos vão te xingar.  Muitos.

E… deixá-los no vazio, só vai piorar.

Veja que curioso.  Acabei de entrar no site da Dilma para cobrar a resposta da minha pergunta e também para dizer que quero me descadastrar mas, mesmo depois de preencher o formulário para tal fim, não fui descadastrado.

Eu utilizei o formulário de CONTATO do site dela.  E, adivinhem só?? A tela seguinte que apareceu foi: OBRIGADO POR CADASTRAR.

Opa, opa… eu não me cadastrei, apenas entrei em contato.  Mais uma forma ilegal de conseguir banco de dados.

#Tomás

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

