por que é mais fácil contratar do que cancelar? eu sei

No banco, fui contratar um serviço.

-Imagina! O senhor nem precisa ir à agência, não. Pode ser por telefone mesmo, poderia ser pela internet também. Na verdade o senhor nem precisa confirmar todos esses dados cadastrais que eu pedi anteriormente. Basta seu nome e CPF. A senha o senhor já digitou no início do atendimento.

– Nossa, que maravilha! – penso eu.

Tempos depois, o serviço já não me era mais necessário. Nova ligação e, após esperar horas (óbvio), recebo a notícia.

– O senhor terá que comparecer à sua agência com todos os seus documentos, mais cópia do requerimento, mais isso, mais aquilo, mais o outro, mais a primeira prova que o senhor fez na escola, quando tinha 08 anos de idade.

– Como é que é?

Por que diabos que, para contratar, não precisei de nada disso, fiz pelo telefone, pela internet e, agora, para cancelar preciso ter todo esse trabalho?

Absurdo? Irreal?

Mas é exatamente assim que as empresas ajem, claro. Por que facilitar sua vida para você fazê-las perder dinheiro?

Quando será que as empresas vão parar de nos ver como uma cifra $ e, de fato, nos ver como pessoas? Mas, espera um pouco… Eu ia falar que as pessoas quando bem tratadas trazem mais lucros, que manter um cliente é 2x mais lucrativo do que conquistar um novo (na verdade, trazer um novo é 2x mais caro do que manter um já existente), mas se você se colocar no lugar do empresário, as coisas são de fato diferentes.

Quando se está comentando, escrevendo, consultando sobre esse assunto, é muito fácil falar o que fazer, mas … e quando temos que provar resultados dia após dia? E quando é o nosso pescoço que está lá?  Quando os acionistas, ou o dono da empresa está ansioso para ganhar mais e… as vendas caem?

O que o consultor fala nessa hora? Se acalme, você precisa dar ferramentas para que as pessoas cancelem sua assinatura do serviço XYZ com a maior facilidade. Elas nem vão precisar pensar duas vezes, em um piscar de olhos o serviço estará cancelado… você precisa pensar no consumidor, em 05 anos você será recompensado (você não, o seu sucessor ou o sucessor do seu sucessor) porque você terá perdido o emprego faz tempo.

Então precisamos ponderar… você que, como eu, está com raiva por alguma situação parecida com essa, pense no cara que pode perder o emprego por permitir essa facilidade.

_tomás

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

