teatro x cinema

Conversando com um amigo sobre teatro, ouvi reclamações sobre a quantidade de gente que assistia às peças.  Ele falava sobre, não importa o que faziam, as pessoas simplesmente não iam ou, pelo menos, não em quantidade razoável.

Hoje vamos sair.
Ir ao teatro: R$60,00
Ir ao cinema: R$18,00

Dá pra comparar?

Ok, ok, eu e ela temos carteirinhas (ela de estudante, eu da operadora de telefone) que dão desconto mas, em condições normais:
Teatro: R$80,00
Cinema: R$36,00

Ok, ok (de novo).  Não dá pra comparar os custos de ambos.  O teatro é o cinema ao vivo dizem os fanáticos, mas … o cinema sem expectadores -pelo menos atualmente, eles esquecem de comentar, rs.

4 idas ao teatro no mês e lá se vão R$320, 4 idas ao cinema … R$144.

Antes que me xinguem.  Eu não estou comparando a arte, não é isso.  Mas estou dando uma única razão, óbvia, do porque todo mundo reclama da falta de expectadores do teatro (e a, também óbvia, falta de receita).  Das duas uma.  Ou o teatro cria promoções e descontos consistentes para atrair o povo ou, aumentam o preço do teatro e reza para que todos os que vão atualmente continuem indo no futuro … mantém-se o fluxo de pessoas mas se aumenta a receita.

Simples, não?

_tco

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

2 Responses to teatro x cinema

  1. Zapater says:

    Cara, eu acho que público de Teatro é público de Teatro. Tem muitas peças boas por preços bem acessíveis. Geralmente, essas caras são as com atores famosos (as peças que o público genérico de teatro vai). Acho que é como comparar comidas. Cinema é fast-food. Teatro é restaurante. Tem os caros, muito bons. E os com preço acessível que você pode ir sempre. Principalmente montagens de escolas, como da Oficina dos Menestréis, Macunaíma, não saem por mais de 10 reais.

    Ciamo noi nella cassetta.

  2. tomás says:

    Mesmo sem atualizar o blog faz tempo, continuo recebendo visitantes famosos? Que maravilha.

    Eu concordo com você, o grosso do público é diferente. O visitante médio (aquele que tem um testículo e um seio) é diferente. O do teatro até pode ir ao cinema, mas o contrário não sei se é verdade.

    Mas eu penso que, como a divulgação do teatro é muito menor que a do cinema, ou se começa uma estratégia macro (envolvendo as peças dos famosos -que é a que tem mais divulgação) ou ficará nessa situação pra sempre. Duvido que uma pessoa que não tem o costume de ir ao teatro vá a uma peça alternativa. Agora, se o cara que não tem o costume, começa a ir às peças famosas -como resultado da estratégia e vai criando o costume… ai tudo bem, aí, de repente ele pega gosto e começa a se embranhar pelas peças alternativas… mas até aí… demora muito.

    abs e obrigado pela visita

Deixe um comentário

