valor

Ao mesmo tempo em que é tentador criar rapidamente um slogan, uma proposição de valor deve ser construída internamente por meio de análise estrutural, destaco seis passos.

  1. quem são os clientes-alvo? quem são eles (definidos por nome ou segmento) e por que estão interessados?  quais as suas necessidades e desejos, problemas e aspirações?
  2. que tipo de solução procuram? a solução simples, por exemplo, uma bebida mais refrescante, uma solução mais conveniente em tecnologia?
  3. por que eles escolhem essa solução?  quais são os diferenciadores, como ele é melhor ou pior do que as outras?  quais são as poucas vantagens exclusivas oferecidas?
  4. como esta diferença deve ser disponibilizadas? quais são os produtos, serviços e processos exclusivos que tornam exclusivas e praticáveis essas vantagens?
  5. quanto eles deverão pagar? por exemplo, 10% a mais do que a média do mercado?  o mesmo que pagariam pela marca líder?  5% da receita marginal?
  6. o que eles não conseguem e que outras marcas podem oferecer? disponível num número menos de lojas? gama limitada de cores? não funciona nos macs? as atualizações não são automáticas?
_tco
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Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

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