valor
25 jun, 2009 Deixe um comentário
Ao mesmo tempo em que é tentador criar rapidamente um slogan, uma proposição de valor deve ser construída internamente por meio de análise estrutural, destaco seis passos.
- quem são os clientes-alvo? quem são eles (definidos por nome ou segmento) e por que estão interessados? quais as suas necessidades e desejos, problemas e aspirações?
- que tipo de solução procuram? a solução simples, por exemplo, uma bebida mais refrescante, uma solução mais conveniente em tecnologia?
- por que eles escolhem essa solução? quais são os diferenciadores, como ele é melhor ou pior do que as outras? quais são as poucas vantagens exclusivas oferecidas?
- como esta diferença deve ser disponibilizadas? quais são os produtos, serviços e processos exclusivos que tornam exclusivas e praticáveis essas vantagens?
- quanto eles deverão pagar? por exemplo, 10% a mais do que a média do mercado? o mesmo que pagariam pela marca líder? 5% da receita marginal?
- o que eles não conseguem e que outras marcas podem oferecer? disponível num número menos de lojas? gama limitada de cores? não funciona nos macs? as atualizações não são automáticas?