dá pra usar?
25 jun, 2009 Deixe um comentário
Uma pesquisa holandesa descobriu que mais da metade dos produtos devolvidos às lojas com restituição integral do dinheiro estavam em perfeito funcionamento. Mais da metade. Foram devolvidos pois o usuário não conseguiu usá-lo.
A pesquisa detectou que um consumidor americano médio (aquele que tem um seio e um testículo), passa em média 20 minutos tentando usar um novo aparelho. Se ele não conseguir irá devolvê-lo. Agora o mais surpreendente foi que essa pesquisa pediu a vários desenvolvedores de produtos da Philips que levassem alguns produtos para sua casa e descobrissem como eles funcionam. A maioria não conseguiu usar todas as funções dos aparelhos.
Os desenvolvedores que foram verificar usuários convencionais usando seus produtos ficaram abismados com a confusão que tinham criado.
A conclusão final foi: o produto foi mal concebido no começo, esqueceram-se qual era a função primária do aparelho.
Claro que a culpa é deles -desenvolvedores- foram eles que criaram o produto. Mas, todavia, porém, contudo … a pressão que eles sofrem dos diretores para que os novos produtos tenham sempre novas funções, sem dúvida ajuda a criar a confusão.
Fica a lição. Vai criar um produto novo, dê para um adolescente usar antes de lançar.
_tco