criando dificuldades para vender facilidades…
6 maio, 2009 Deixe um comentário
Recebi um email de um dos gurus do marketing (pelo menos pra mim) Seth Godin. Nele o cara dizia sobre a técnica Houdini -pra quem não se lembra, Houdini foi um dos mágicos mais famosos de todos.
Godin citava o caso de voar (comercialmente, avião, ponte área, sabe? rs). É algo complicadíssimo afinal, quantas centenas de coisas precisam ser feitas, checadas e tudo o mais para que um avião possa voar. Ainda assim as cias aéreas querem que tudo pareca simples -e seguro- voar.
Enfim, enquanto o Godin esperava por um vôo recebeu o aviso de que este iria atrasar por causa de problemas mecânicos. Todos ficaram tristes. Poucos minutos depois novo aviso. O problema foi concertado e o vôo sairia no horário -acabou saindo 10 minutos antes do previsto.
Não sei se isso é novidade mas aqui no Brasil é a primeira tática que muita gente usa para conseguir vender seus produtos. Na verdade, esta tática é usada e abusada por vendedores menos … honestos, para não dizer outra coisa.
_tco