o peixe, a agência e os cargos
16 fev, 2009 Deixe um comentário
Comercial x Atendimento.
O que é um, o que é outro? Tudo bem que isso nunca foi consenso, porém a confusão parece crescer mais e mais. A verdade é que eles não são a mesma coisa e que um não vive (ou não poderia) viver sem o outro. No mundo maluco de hoje pode até ser que uma mesma pessoa acumule as duas funções, porém, ainda assim as funções não são iguais.
Comercial: é o cara que abre portas. Poxa, eu não conheço ninguém na empresa XPTO, é função do comercial conhecer ou, se não conhece dar seus pulos para tal.
Atendimento: é o cara que garante a satisfação do cliente.
Em uma agência de propaganda a confusão começa porque, geralmente, nas que tem comercial não tem atendimento. O mesmo cara acumula as duas funções e, nas grandes que só tem atendimento (porque o comercial fica a cargo dos big-shots), ninguém precisa abrir porta nenhuma mesmo.
O comercial tem skills muito mais de relacionamento puro, usa seu networking em função do trabalho 24 horas por dia. Já o atendimento precisa conhecer um pouco mais do negócio do cliente (e da agência). Precisa entender algumas siglas -pra ser bem babaca- e sustentar uma conversa mais densa sobre marketing ou comunicação com o cliente por algum tempo -mas é claro que o atendimento não tem a maestria que tem o comercial, pelo menos não em determinadas áreas.
E a confusão continua porque ao invés dos dois se unirem para aproveitar o que cada um tem de melhor, um fica de rixa com o outro tentando provar que é melhor ou que “esse papo de conhecer o mercado do cliente” é babaquice, o cliente que mesmo é uma loira peituda ou alguém que saiba pedir bons vinhos em um jantar.
No final das contas o atendimento não abre tantas portas quanto um comercial abriria e o comercial, além de não saber o que fazer depois que a porta foi aberta (ou então, de ficar sentado na frente do cliente como um cachorro de padaria, esperando chegar o próximo briefing), fica limitado a um número X de clientes enquanto poderia abrir inúmeras novas contas.
E tão ruim quanto tudo isso são os donos da agência que permitem que isso aconteça.

bobo
_tco