apresentação no powerpoint… aaaarghhhhh

Estava vendo algumas, diversas na verdade, apresentações em power-point e programas similares.

Um fato me impressionou. Nenhuma. Repito: Nenhuma. Nenhuma apresentação era minimamente satisfatória.  E elas foram feitas por pessas competentes.  Ei, estou falando do pessoal de marketing, se você é advogado, engenheiro, é normal não saber fazer uma apresentação em powerpoint ou keynote decente, aliás, é capaz que você sequer saiba o que é keynote.

Enfim, tendo isso em vista, resolvi colocar as minhas impressões sobre apresentações em ppt.

1. Como eu tudo em nossas vidas.  Pense no objetivo que o leva a fazer tal coisa.  Por que diabos você está fazendo esta apresentação?

2. Se está tudo escrito na tela, por que você está lá? Você tem alguma utilidade no processo, ou você acha que as pessoas simplesmente não sabem ler e precisam que alguém leiam por elas?  Apresentações em powerpoint não são relatórios e, por isso, não precisam ter tudo o que você vai ler, na verdade jamais coloque mais do que 6 palavras em um slide, sim, 6 palavras por slide.

3. O cérebro das pessoas tem dois lados, direito e esquerdo.  Direito é o emocional.  Esquerdo é o racional.  O powerpoint (programa de computador) só atinge um deles – não precisa ser o Einstein para saber qual, né?  Quem deve atingir o outro é você.

4. Durante uma apresentação você está vendendo alguma coisa.  Então venda.  Se todos concordassem com você era só enviar uma página com um super resumo do seu ponto de vista e, pronto.

5. Transições demoradas, sons, efeitos super-hiper high-techs, esqueça.  Não use.

6. Quer falar sobre a pobreza no extremo sul de São Paulo?  Ao invés de encher o slide com texto e dados da Unicef, Prefeitura ou sei lá mais qual ONG responsável, que tal usar 04 ou 05 fotos, não expressaria bem melhor seu ponto de vista?

7. Jamais envie seus slides.  Se um participante quiser para enviar ao chefe diga. Os slides irão se eu for.  Venda mais uma palestra.

Quer algo mais detalhado?  Me contrate!

_tco

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

2 Responses to apresentação no powerpoint… aaaarghhhhh

  1. marcelo says:

    uma apresentacao em ppt com 6 palavras por slide? ahan. isso jamais iria funcionar.

  2. tomás says:

    ok, não faça. continue com os mesmos resultados que você costuma ter.
    se isso é suficiente para você, pra que mudar?

Deixe um comentário

