coerência?
11 nov, 2008 Deixe um comentário
É impressionante a quantidade de empresas que não tem um objetivo apoiado por uma estratégia e um plano de ação. Não estou discutindo aqui nem a qualidade dessa estratégia ou se ela tem sucesso ou não. O que está me impressionando é o fato destas empresas (e são muitas) sequer terem uma.
Se você pegar uma das queridinhas dos marketeiros, a Apple. Ela tem uma estratégia constante. É claro que ela pode ser alterada conforme o vaivém do mercado ou o desconforto de algum dos líderes mundiais. Mas a personalidade da marca, seus objetivos, estratégias e preceitos estão lá.
Agora, pergunte para uma empresa X (eu não vou dar o prazer a vocês de dizer o nome, até porque ela pode ser qualquer uma então, eu sempre me sairei bem) quais seus objetivos? Quais são os preceitos que regem seu relacionamento com o mercado, sua postura diante dos clientes, concorrentes, etc. De novo, as estratégias, o plano de ação e até mesmo o objetivo pode mudar, mas é necessário ter uma coerência e não um monte de ações isoladas que nada dizem e não se comunicam, só criam mais e mais confusão na cabeça do consumidor.
Pra ficar mais fácil. Neste exato momento estou sentado na fila de espera de um laboratório médico para fazer um exame. O laboratório foi na onda de muitas empresas e encheu as esperas de televisões com conteúdo do próprio laboratório e generalidades. Agora, vejam vocês que legal. Eu acabei de ficar sabendo (hoje é dia 10 de novembro de 2008) que o Brasil, após ter sido goleado pela Argentina, deu a volta por cima e garantiu o terceiro lugar nas Olimpíadas ao ganhar da Bélgica. O que?? Faz meses que isso aconteceu. Ok, ok, esse é um exemplo banal, mas mostra a falta total e completa de coerência e uniformidade nos esforços de relacionamento das empresas com seus clientes. Pô, se é pra ser assim, coloca logo no cartoon network ou então no discovery channel e tá tudo certo, você passa o tempo do freguês e não passa vergonha.
Um jeito fácil de fazer isso. Compre uma porcaria de um livro de marketing e vá seguindo passo-a-passo. Muito trabalho? Me manda um email e me contrata. Sai um pouco mais caro, mas o resultado é ainda melhor.
Ou então, continua fazendo com o português, que vendeu a última televisão pra comprar o video-game do filho.
_tco