o marketing e as novelas

Vejam você.  Eu não sabia, fiquei sabendo agora.

Na era do capital (logo depois da era agrícola) que se iniciou após a Revolução Francesa (e bla bla blá), quando o que passou a contar era o dinheiro e não as terras, o pessoal do campo veio para as cidades, trabalhar nas fábricas.  Aí se inicia o marketing. OK, no big deal.  Até aqui tudo bem.  O que me chamou a atenção foi:

As primeiras formas de comunicação naquela época eram folhetos distribuídos nas portas das fábricas aonde os leitores encontravam diversos anúncios de tudo o que eles poderiam precisar (lojas locais).

Para aumentar o interesse do povo, os folhetos começaram a vir com histórias (divididas em capítulos), assim todos esperavam ansiosos o próximo capítulo para saber o desenrolar da história.

Mais de 200 anos após isso, as novelas fazem exatamente a mesma coisa.  As novelas existem por causa das propagandas que passam no intervalo.  Quando inventaram o controle remoto (e as pessoas passaram a trocar de canal nos intervalos) os produtores passaram a colocar os comerciais dentro da novela (merchandising).  Agora que o merchandising tá ficando batido (e um saco, toda hora), lançam a TV Digital aonde o cara pode escolher, e comprar, o vestido que a protagonista utiliza.

Será que a velha frase aonde dizia que nada se cria, é realmente válida?

_tco

Anúncios

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: