múltipla personalidade?

Durante um almoço com uma amiga, discutíamos as muitas caras de uma determinada empresa. Quem é ela, afinal? Qual seu posicionamento? A que se propõe? Quais seus objetivos? Como ela quer ser lembrada

A empresa que discutíamos, infelizmente não posso dizer o nome, tem três áreas distintas. Cada uma delas cuida de uma área de atuação (porém, embaixo do mesmo guarda-chuva, a marca). O engraçado é que eles não têm um diretor de marketing, alguém “isento de setor” que se preocupe com o que é melhor para a corporação como um todo.  Eles têm um diretor de uma área que cuida dos interesses gerais (e não ganha nada por isso).  Ou seja, ele é cobrado principalmente pelo resultado de sua área, mas têm o “poder” sobre toda a empresa.  Difícil concluir que ele é fortemente tentado a usar a máquina da empresa em favor de sua área e em detrimento das outras?  É claro que ele não faz isso, afinal, é um profissional de renome mas… quantas e quantas vezes vemos isso acontecendo?

duas caras

O resultado disso é o que vemos em muitas empresas multinacionais.  A comunicação é totalmente dispersa, sem unidade.  Uma área fala A enquanto a outra B, enquanto um vende soluções, o outro vende produtos e o consumidor fica sem saber pra onde ir, ou em qual comunicação se “apegar”.

Como resolver isso?  Oras bolas caramambolas, como diria meu filho.  Contrate alguém independente.  Alguém que seja cobrado pela imagem corporativa.  Contrate uma agência que cuide de soluções integradas de marketing (olha a propaganda da Matchcode).  Enfim, pense na sua empresa como uma coisa só (pelo menos em termos de posicionamento) e trabalhe as particularidades de cada área dentro dessa unidade de comunicação.

_tco

Anúncios

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: