mera coincidência??

Mestre Cava. Obrigado por esse post. Tive que comê-lo.

Não sei se de fato essa é uma história verdadeira (apesar de ter muitas referências na internet), mas de qualquer forma serve para ilustrar meu ponto.

Certa vez cientistas (vamos dizer que são de Standford, sempre gostei de Stanford) colocaram 4 macacos em uma jaula (tem versão com 5, mas estou divagando…) com uma mesa no centro e pendurado em cima dessa mesa foi colocado um cacho de bananas.

Ao se depararem com as bananas, um dos macacos subia na mesa para alcançar o cacho. Ao fazer isso, ele (e os demais macacos) era surpreendido por um jato de água fria.

A situação se repete algumas vezes até os macacos sacarem que se alguém for tentar pegar o cacho de bananas vai tomar um banho de água fria. Depois de um tempo nenhum deles tenta mais pegar os cachos, mesmo com fome.

Agora vem a parte interessante da história:

Após esse período em que os macacos “aprenderam a lição”, os cientistas trocaram um dos macacos. Este ao ver o cacho de bananas corre para subir na mesa. Ao fazer isso é impedido e surrado pelos seus colegas macacos. Isso acontece mais algumas vezes e após “aprender” a lição os cientistas trocam mais um dos macacos.

O novo macaco, assim como o primeiro também vê os cacho de bananas e tenta pegá-lo. Assim como o primeiro, também é impedido e surrado e vejam só, entusiasticamente pelo seu predecessor

macaco

Os macacos são trocados sucessivamente até que nenhum dos animais que participaram da experiência original está na jaula. Nenhum levou um banho de água fria mas mesmo assim nenhum deles se aventura a tentar alcançar o cacho de bananas.

É engraçado como certos comportamentos e atitudes são rapidamente justificados como “Cultura”. Daí isso se torna algo intocável e não negociável em que qualquer argumentação esbarra-se no “aqui foi sempre assim”.

Vale sempre nos perguntarmos se de fato isso é Cultura ou um mero cacho de bananas.

Anúncios

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

One Response to mera coincidência??

  1. thewishlist says:

    o texto nao é meu, é do Thiago Bersou.

    puxa a imagem pro seu blog, se usa minha banda la 😦

    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: