diferencie-se e …. proteja-se.

polaroid
Pouca gente sabe, mas muitos e muitos anos atrás, quando a fotografia era Kodak e impressa, um carinha veio e inventou uma tal de Polaroid.  A máquina prometia algo muito simples.  Você tira a foto e ela sai na hora (é claro que hoje perdeu totalmente o sentido, mas na sua época -1950- era incrível).

Vem a pergunta: poxa, se naquela época a Kodak dominava com muitas sobras o mercado de fotografia, por que eles não desenvolveram um produto semelhante?  Pois nosso querido amigo Edwin Land criou tantas e diferentes patentes protegendo o produto que era simplesmete impossível copiá-la.

Belo exemplo de diferenciação.  Nesse caso, a lei “protegeu” a empresa entrante.

Outro caso aconteceu em Minnesota, EUA.  Uma pequena empresa chamada Minnetonka Corporation lançou um sabonete “revolucionário”, quer dizer, não tanto.  A novidade era que o sabonete vinha em uma garrafinha com uma bomba plástica para aplicação.  Sim, um sabonete líquido para as mãos.  Não é muita coisa, certo?  Qualquer um dos gigantes do mercado altamente maduro poderia ter copiado e colocado-os para fora, sufocando-os através de promoções de vendas, etc. claro que sim, não fosse um “pequeno detalhe”.
A empresa comprou TODO estoque de bombas para fabricação desse tipo de produto.  Isso manteve a concorrência afastada por um curto tempo, claro, era só isso que eles queriam.  Em 1987 a empresa foi vendida para a Colgate Company.

Anúncios

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: