perdendo o brilho … ou melhor, o cheiro?
12 maio, 2008 1 Comentário
Sob o título O PECADO DE VENDER A ALMA, a Exame faz uma interessante reportagem sobre a rede de cafés Starbucks.
“um inebriante aroma de café me atraiu” disse o presidente, SCHULTZ no livro, Dedique-se de Coração, o primeiro best seller sobre a rede.
Porém, 15.000 lojas e 43 países depois, a Starbucks perdeu o … cheiro. Enquanto as redes de fast-food trilhavam o caminho inverso, incentivando o consumo de café, os baristas e todo aquele ambiente, os clientes Starbucks passaram a sentir o cheiro de ovo e baicon de seus cafés da manhã.
Resultado? Apesar do crescimento geográfico (mais lojas) o número de clientes caiu 3% em 02 meses. Suas ações, 50% em menos de um ano. E agora José?
Agora Schultz corre atrás do prejuízo e tenta recuperar o delicioso aroma do café em suas lojas.
Segundo a Exame as etapas são.
1. Em janeiro, criou um cargo. O de principal executivo de criação, cuja função é repensar o ambiente das lojas. O ex Vice-Presidente de merchandising Harry Roberts assumiu o cargo.
2. Demitiu 220 funcionários de diversas áreas e fechou outras 380 abertas nos EUA.
3. Comprou em março a fabricante de máquinas Clover, uma das favoritas dos amantes de café. Os equipamentos já foram instalados nas lojas de Seattle e Boston.
4. Estreou em março um blog para receber sugetões e críticas de consumidores, que são comentadas por executivos da rede.
5. Tirou do cardápio uma linha de sanduíches quentes, servidos no café da manhã. Os consumidores reclamavam que a loja ficava com cheiro de rede de fast-food.
6;. Em abriu, ampliou os benefícios concedidos pelo uso do cartão de fidelidade. Agora eles dão direitos a brindes, como os refis de cafés.
Tudo a ver. A starbucks deixou o poder subir a sua cabeça se preocupando apenas com a grana no bolso, deixando de lado todo o resto que e mais importante