perdendo o brilho … ou melhor, o cheiro?

starbucks

Sob o título O PECADO DE VENDER A ALMA, a Exame faz uma interessante reportagem sobre a rede de cafés Starbucks.

“um inebriante aroma de café me atraiu” disse o presidente, SCHULTZ no livro, Dedique-se de Coração, o primeiro best seller sobre a rede.

Porém, 15.000 lojas e 43 países depois, a Starbucks perdeu o … cheiro.   Enquanto as redes de fast-food trilhavam o caminho inverso, incentivando o consumo de café, os baristas e todo aquele ambiente, os clientes Starbucks passaram a sentir o cheiro de ovo e baicon de seus cafés da manhã.

Resultado? Apesar do crescimento geográfico (mais lojas) o número de clientes caiu 3% em 02 meses. Suas ações, 50% em menos de um ano.  E agora José?

Agora Schultz corre atrás do prejuízo e tenta recuperar o delicioso aroma do café em suas lojas.

Segundo a Exame as etapas são.

1. Em janeiro, criou um cargo.  O de principal executivo de criação, cuja função é repensar o ambiente das lojas.  O ex Vice-Presidente de merchandising Harry Roberts assumiu o cargo.

2. Demitiu 220 funcionários de diversas áreas e fechou outras 380 abertas nos EUA.

3. Comprou em março a fabricante de máquinas Clover, uma das favoritas dos amantes de café.  Os equipamentos já foram instalados nas lojas de Seattle e Boston.

4. Estreou em março um blog para receber sugetões e críticas de consumidores, que são comentadas por executivos da rede.

5. Tirou do cardápio uma linha de sanduíches quentes, servidos no café da manhã.  Os consumidores reclamavam que a loja ficava com cheiro de rede de fast-food.

6;. Em abriu, ampliou os benefícios concedidos pelo uso do cartão de fidelidade. Agora eles dão direitos a brindes, como os refis de cafés.

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Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

One Response to perdendo o brilho … ou melhor, o cheiro?

  1. Rogério Santos says:

    Tudo a ver. A starbucks deixou o poder subir a sua cabeça se preocupando apenas com a grana no bolso, deixando de lado todo o resto que e mais importante

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