definição de marketing

cagada

recebo sempre uma série de emails perguntando sobre a definição de marketing.  sempre vejo a confusão que existe entre marketing e propaganda, vendas e todos os tipos de comunicação.  no blog antigo publicava sempre algumas tiras do dilbert, (veja aqui e aqui) de sacanagem, incentivando essa confusão.

para não deixar mais dúvidas, segue o que eu entendo por marketing

 

marketing trata de vender mais, para mais gente, com maior frequência e por mais dinheiro

(essa definição é de um cara chamado sérgio zyman, infelizmente não é minha).

 

alguém pode ler essa definição com menos atenção e achar que eu acredito no foco em vendas (aquelas empresas que querem apenas vender e dane-se o consumidor), nada poderia ser mais errado.  

 

note: vender com mais frequência, isso quer dizer, continuar vendendo para as mesmas pessoas, e só consegue isso quem as respeita, as entende e traz produtos que correspondam as suas necessidades e aos seus desejos.

 

por isso me causa arrepios ouvir diretores e gestores de marketing que ficam felizes com resultados meramente fictícios (ok, fazemos muitas ações que não se traduzem em vendas imediatas, mas não estou falando disso) de uma ação promocional, por exemplo.  de uma ação no pdv (poxa, uma ação no pdv sem resultado em vendas? se mate, ou mate a ação).

 

enfim, marketing é vendas. é ouvir o vendedor, ouvir o supermercado. marketing é comunicação. marketing é conversa. marketing é tirar as nádegas reais da cadeira e ir ao ponto-de-venda ver como o consumidor reage, o que ele sente, pensa, é conversar com eles.

 

Sobre tomás
Me chamo Tomás Oliveira, 31 anos, paulistano, nascido no Itaim, profissional de marketing e vendas. Tenho um filho de 07 anos, que começa a me desafiar, tentando provar que c* não é palavrão, Torcedor (não mais tão fanático quanto antes) do São Paulo, amante de leitura, cinema e jogar bola, adoro blues, jazz e rock´n´roll e outras coisas mais. Estou aqui para aprender e passar um pouco do que eu aprendi. É isso, acredito que já dá pra ter uma idéia.

4 Responses to definição de marketing

  1. roberto says:

    adorei a definição. Simples e diret

  2. Patrícia says:

    Vender mais e com mais frequência? Muito legal. Mas não se esqueçça que muitas ações não tratam de vendas. É o caso daz institucionais, ambientais etc.

  3. tomás says:

    Patrícia. Eu concordo em partes com você. Essas ações (institucionais, ambientais, etc) não tratam diretamente de vendas. Mas indiretamete sim. O itaú não faz uma campanha do @ só para ficar bonito. O Bradesco não fala que é o banco do planeta, ou o Real não usa apenas papel reciclado porque quer salvar o mundo. Eles querem é vender mais e para isso, usam dessas estratégias para impactar diferentes tipos de pessoas. Isso é o que eu penso. Obrigado

  4. Pingback: por falar em globalização … alguém ainda fala nisso? « achismo

Deixe um comentário

